Proerd na emissora de rádio no programa Ronda Policial


 
Ontem (20), no programa da rádio Miragem Ronda Policial, Atitude Agora que vai ao ar todos os dias a partir das 13h, com locução do Sub Menezes e o Cabo Nivaldo ambos do 8º BPM, recebeu 02 alunos representando o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), o cabo Leonel Cunha e o Ten. Cel. Alves.
Durante o programa o cabo Leonel que é formado em Letras pela UEMS, Especialização em Segurança Pública e Cidadania pela UFVG, Pós graduado em Dependência Química e Saúde Mental e Acadêmico de Historia pela UFMS,  apresentou diversas atividades relacionadas ao projeto que ajuda as crianças não caírem no mundo das drogas.
Esse projeto já formou no 1º semestre deste ano 800 alunos entre os municípios de Ivinhema, Nova Andradina e Distrito Nova Casa Verde e espera-se para o 2º semestre formar mais 700 alunos.
O Proerd é baseado no programa americano D.A.R.E (Drugs Abuse Resistence Education), que disponibiliza materiais educacionais de prevenção à violência e uso de drogas. Entre os materiais estão cartilhas com orientações no enfrentamento às drogas, à violência e ao bullying.
Para o cabo Leonel ´”é gratificante trabalhar com os alunos, mostrar o lado bom da vida, drogas só desmancha o lar e a estrutura familiar, os alunos aprendem a viver melhor no convívio social” disse Leonel.
Segundo ainda o cabo Leonel disse que “o Proerd é uma modalidade de policiamento comunitário, que aproxima a PM junto a comunidade escolar e a família, além de repassar noções de cidadania conquistando a simpatia especial dos alunos, professores, pais e da população em geral”.
As lições aplicadas tem por objetivo desenvolver nos alunos a auto-estima, controle de tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de auto-controle e resistência às pressões dos companheiros que incentivam o uso de drogas. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre a Escola, a Família e a Polícia.
Segundo o Ten. Cel. Alves o Proerd é um Programa essencialmente preventivo, precede as ações de repressão ao uso e tráfico de drogas, e à contenção de todas as formas de violência e em todos os seus aspectos (físicos/psicológicos) e, como tal, tem como finalidade evitar que crianças, adolescentes em fase escolar iniciem o uso das diversas drogas existentes em nosso meio, despertando-lhes a consciência para este problema e também para a questão da violência, assim como preparar os pais no intuito de oferecer sustentação aos seus filhos acerca do problema em tela. 
As crianças presentes no estúdio da rádio deixaram aos ouvintes uma mensagem de que as drogas não valem apena ser consumidas, alertando outras crianças sobre o uso e não deixando ninguém aproximar e oferecer.
Conclui-se desta forma, que os esforços encontram maior eficiência quando se adota uma postura educacional, preventiva, de cunho estratégico.
Redação: One Base
Foto: One Base




--
Atenciosamente,
a sua web rádio mix
Fone: (67)9284-8400

0 comentários:

Postar um comentário

▲ Topo